Blog

Setembro Amarelo: conheça o movimento e as suas ações

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A OMS, Organização Mundial da Saúde, indica que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Consequentemente, o movimento é fundamental não só para reverter essa situação, mas para orientar de forma correta a população sobre o assunto.

Afinal, a primeira medida preventiva, segundo o Centro de Valorização a Vida (CVV), é a educação. O CVV, além de ser uma entidade mobilizadora do Setembro Amarelo, realiza apoio emocional, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que precisam conversar.

O contato é sigiloso e pode ser feito por telefone, e-mail ou chat a qualquer hora do dia. Basta ligar 188 ou acessar www.cvv.org.br.

O mês e a cor: compreendendo o Setembro Amarelo

Setembro foi o mês escolhido para a campanha em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data, organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e apoiada pela OMS, é celebrada no dia 10. Assim como o Setembro Amarelo, o objetivo, aqui, é conscientizar as pessoas sobre como prevenir e evitar novos casos.

A cor, para o CVV, representa a vida, a luz e o sol. Assim, reflete a proposta do movimento de preservar e cuidar de nossa vivência. Mais a fundo, a Associação Catarinense de Psiquiatria conta que o amarelo foi escolhido em homenagem a um jovem americano, chamado Mike Emme, que tirou a própria vida dirigindo seu carro, que tinha essa cor. Mike tinha apenas 17 anos.

Com a campanha, ao longo dos anos, entidades do setor público e privado e a população de forma geral usam o amarelo em ações para despertar a atenção sobre a prevenção ao suicídio. E o CVV ainda lembra: o movimento é marcado em setembro, mas falar sobre o assunto é essencial durante todo o ano.