Blog

Meios de Cultura Cromogênicos

 

Os Meios de Cultura Cromogênicos permitem uma rápida identificação presuntiva de diversos microrganismos, além de diminuir a necessidade da realização de provas bioquímicas nos processos de identificação dos mesmos.

Os meios de cultura cromogênicos apresentam em sua formulação a adição de substratos, que podem apresentar diversas cores após serem clivados pela ação de enzimas bacterianas ou fúngicas. As cores apresentadas têm relação direta com a presença e ausência de certas enzimas no microrganismo estudado. As diferentes cores apresentadas são um ponto importante na identificação e isolamento de culturas mistas, sendo de fácil visualização a olho nu.

Um diferencial importante nos meios cromogênicos é a adição de agentes seletivos para a inibição do crescimento de microrganismos indesejados. Com a suplementação foi possível o desenvolvimento de meios seletivos e diferenciais auxiliando na detecção presuntiva rápida de vários microrganismos patogênicos, sendo importante no processo de controle, prevenção e disseminação de infecções.

Atualmente os meios de cultura mais comumente empregados nos laboratórios de análises clinicas são:

Agar Cromogênico Urocultura: Meio não seletivo e diferencial, destinado ao plantio primário, com possibilidade de identificação e quantificação de microrganismos. É possível realizar a identificação dos microrganismos como: Escherichia coli; grupo KES (Klebsiella, Enterobacter e Serratia); Grupo PPM (Proteus, Providencia e Morganella), Pseudomonas aeruginosa e isolamento de outros Bacilos Gram Negativos, além de Cocos Gram Positivo (Staphylococcus, Streptococcus etc.) e leveduras.

Agar Cromogênico VRE: Meio seletivo e diferencial para isolamento de Enterococcus spp. Resistente à Vancomicina;

Agar Cromogênico MRSA: Meio seletivo e diferencial para isolamento de Staphylococcus aureus resistentes a Meticilina/Oxacilina;

Agar Cromogênico KPC: Meio seletivo para isolamento de Enterobactérias resistentes aos Carbapenens;

Agar Cromogênico ESBL: Meio seletivo para isolamento de bactérias produtoras de ß-Lactamases de espectro ampliado (ESBL).

Agar Cromogênico Candida: Meio seletivo e diferencial para isolamento e diferenciação de Candida ssp..

Agar Cromogênico Strepto B: Meio diferencial para isolamento e diferenciação de Streptococcus Grupo B (Streptococcus agalactiae).

 

Vantagens:

  • Resultados rápidos, em apenas 24 horas é possível fazer a interpretação visual dos resultados;
  • Maior seletividade;
  • Alta especificidade;
  • Fácil detecção de culturas mistas;
  • Protocolo simples de fácil execução;
  • Possibilidade de quantificação de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) nas amostras analisadas.