Blog

Outubro Rosa: juntos pela prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. A data é celebrada anualmente desde o início da década de 1990 e tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, desde os cuidados preventivos até a cura. Assim, visa contribuir para a redução da mortalidade consequente do distúrbio.

Em 2010, o INCA, Instituto Nacional do Câncer, adotou a campanha. Desde então, promove eventos e produz materiais educativos para contribuir para a propagação de dados e notícias sobre fatores de proteção e a relevância do diagnóstico precoce da doença. Além da fundação, no Brasil e no mundo, o Outubro Rosa é abraçado por diversas entidades e marcas, inclusive pela Renylab!

Com um trabalho que transforma tecnologia em saúde, acreditamos que o bem-estar é direito de todos. Incentivar o cuidado com o corpo e o autoconhecimento e garantir informação para as pessoas é, também, uma de nossas metas. Afinal, o compromisso com o desenvolvimento de cada indivíduo é parte da rotina da empresa.

Como prevenir o câncer de mama?

O risco de desenvolver o câncer de mama pode ser reduzido com hábitos simples, mas que fazem a diferença no dia a dia. Manter o peso corporal adequado e praticar atividade física, por exemplo, são formas de prevenção. Além disso, é recomendado não consumir bebidas alcoólicas em excesso. Outro fator protetor é a amamentação, por diminuir o nível de hormônios no organismo.

Finalmente, ao estarem atentas ao próprio corpo, é fundamental que as mulheres mantenham os exames de rotina em dia. O teste mais comum é a mamografia, uma radiografia das mamas que permite a visualização de alterações suspeitas, recomendada para depois dos 40 anos. O autoexame, também essencial, pode ser realizado por todas as mulheres maiores de 20 anos de idade.

Pronta para abraçar essa causa? Cuide-se, ame-se e previna-se! Agora e sempre.