Blog

Hemocultura: lançamento da Renylab inova no diagnóstico de infecções no sangue

Você sabe o que é hemocultura? Este tipo de exame de sangue é usado para identificar fungos ou bactérias no organismo.

Um laboratório que conte com uma hemocultura automatizada tem os resultados mais seguros e confiáveis. Por isso, a Renylab adotou um novo sistema exclusivo para o cuidado completo com nossos pacientes.

Abaixo, aprenda mais sobre a hemocultura e conheça a nova tecnologia Renylab.

O que é hemocultura?

A hemocultura é um exame de sangue usado para a identificação da presença de bactérias ou fungos no corpo do paciente.

Geralmente, o teste é indicado em casos de suspeita de infecções no sangue. Nesses casos, os sintomas registrados são febres e calafrios. Além disso, o exame é importante para pacientes com pneumonia grave, endocardite, meningite ou que usem cateter ou dreno.

Pacientes que passaram por cirurgias cardíacas recentes ou que estejam com o sistema imune comprometido também costumam passar pelo exame.

Com o resultado positivo, o paciente deve iniciar um tratamento imediato com antibióticos ou antifungos. Isso porque a presença desses microrganismos no sangue representa um caso grave de infecção, já que eles podem se reproduzir por todo o corpo.

Como funciona a hemocultura?

Para a realização da hemocultura, é necessário fazer, ao menos, duas coletas de sangue do paciente. O motivo é a possível contaminação da amostra por microrganismos presentes em nossa pele. Também por isso, as coletas, que podem chegar a quatro, devem ser feitas em partes diferentes do corpo. Elas costumam ser feitas durante episódios de febre.

Além disso, para que o resultado não seja comprometido, é importante que a retirada do sangue seja feita antes do início do uso de antimicrobianos.

Após a coleta, o sangue é armazenado em um recipiente conhecido como “garrafa de hemocultura”. A partir daí, ele é analisado no laboratório.

Lembrando que a hemocultura é sempre realizada no hospital, devido à necessidade de monitoramento do paciente.

Tipos de hemocultura

Há dois tipos de hemocultura, classificados de acordo com a forma com que a amostra é processada. São eles:

Hemocultura manual

Na hemocultura manual, é preciso incubar a garrafa de hemocultura por até sete dias. A semeadura da amostra é feita em meio a cultura específica, após 24 e 48 horas, e também no sétimo dia. Caso seja verificado um crescimento microbiano, é necessária a realização da coloração de Gram.

Hemocultura automatizada

Nesses casos, a garrafa de hemocultura é colocada em um equipamento preparado para a realização dos testes necessários no sangue. Essa categoria de hemocultura é a utilizada pela Renylab, conforme as informações abaixo.

Conheça o Sistema Hemocultura Automatizada Modular, lançamento exclusivo da Renylab

O novo lançamento da Renylab chega para inovar na identificação de fungos e bactérias no sangue. Com um sistema de detecção automática de hemocultura, chegamos a resultados mais rápidos e seguros.

O equipamento conta com um design expansível e modular, com capacidade de 48 a 240 amostras e medição automática a cada dez minutos. Através dele, garantimos resultados precisos e confiáveis de acordo com a calorimetria por pH.

Com esse lançamento exclusivo, investimos na inovação e no cuidado completo com a saúde de nossos pacientes. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o procedimento de hemocultura e todos os nossos serviços.