Blog

Meio Rugai Modificado

Meio Rugai Modificado

O meio de identificação presuntiva de bacilos intestinais gram negativos, atualmente conhecido como Rugai, foi inicialmente proposto por Rugai e Araújo em 1968 com a intenção de eliminar falhas existentes nos meios similares até então utilizados. O meio baseava-se nas reações de produção de Indol, L-triptofano desaminase (LTD), ácido ou ácido e gás de glicose e sacarose, uréase, produção de H2S e aspecto bacteriano.

Em 1972, Pessoa e Silva desenvolveram um meio que possibilitou a pesquisa da motilidade e da descarboxilação da lisina concomitantemente com as reações obtidas no meio clássico Rugai e Araújo.

Assim, em um só tubo, pode-se verificar a produção de Indol, desaminação do L-triptofano, fermentação ou não de glicose e sacarose, produção de gás, produção de H2S, hidrólise da ureia, descarboxilação da lisina e motilidade, tornando mais rápida e simples a identificação das enterobactérias, com consequente economia e tempo, material e trabalho. O meio Rugai substitui as provas de glicose, sacarose, lisina, motilidade, indol, ureia, L-triptofano, H2S, gás, além de substituir o meio amplamente utilizado EPM-MILI.

A Renylab ao longo de anos de pesquisas e melhorias, desenvolveu o Meio Rugai modificado que apresenta maior facilidade na visualização das provas. Sua tampa de algodão impede que a água de condensação formada dentro do tubo contamine o produto, inutilizando-o. Além disso, desenvolvemos uma ferramenta de identificação em nosso site  ( https://www.renylab.ind.br/teste-rugai/ )que auxilia a interpretação dos resultados. Visite e confira!