Blog

Sífilis: entenda as manifestações, os sintomas e as ações de prevenção contra a IST

A sífilis é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais conhecidas. Sem o tratamento correto, a doença pode atingir níveis graves e, ainda que curável, não há imunidade que nos proteja dela.

No artigo de hoje, vamos entender melhor a doença, os seus sintomas e as formas de prevenção.

O que é a sífilis?

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis se manifesta em quatro estágios. As fases primária e secundária são mais brandas, ainda que a possibilidade de transmissão seja alta.

Na sífilis terciária, a falta de tratamento adequado pode levar a graves complicações, como lesões cutâneas e ósseas, além de problemas no sistema nervoso e no coração.

A fase latente é também chamada de fase assintomática, pela não manifestação da doença. No entanto, ela ainda é perigosa e pode causar complicações. Por isso a importância da testagem constante para qualquer IST.

A principal forma de diagnóstico é o teste rápido, que entrega o resultado em cerca de 30 minutos. Caso o diagnóstico seja positivo, é preciso fazer a confirmação com um exame laboratorial.

Transmissão e sintomas

Por ser uma IST, a sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem proteção. Além disso, também é possível contrair a doença através de transfusão de sangue contaminado.

Há também a possibilidade de sífilis congênita, quando uma mulher grávida infectada contamina o seu bebê. Nesses casos, as complicações mais graves incluem prematuridade, má-formação fetal ou aborto espontâneo.

Vale lembrar que a infecção pode ser transmitida pelo beijo, mas somente se houver uma ferida de sífilis na boca de uma das pessoas.

Os principais sintomas são:

  • Ferida indolor na região afetada pela bactéria (órgãos sexuais, virilha, ânus ou boca*);
  • Manchas e ínguas pelo corpo;
  • Febre;
  • Mal-estar.

*A ferida aparece entre a segunda e a terceira semana após a relação sexual desprotegida com alguém infectado.

Ainda que a ferida desapareça depois de um tempo, a testagem e o acompanhamento médico do paciente são importantes. O tratamento é realizado com um antibiótico chamado penicilina.

Previna-se!

Não há imunidade que nos proteja da sífilis. Isso significa que, além de não haver vacina, pessoas que já foram infectadas podem contrair a doença outras vezes.

Por isso a importância da prevenção! O uso de preservativo em todas as relações sexuais é o principal modo de evitar a infecção.

Em mulheres grávidas, é papel do pré-natal detectar doenças como a sífilis e impedir que o bebê seja atingido pela bactéria.

É importante estar atento ao seu corpo e à aparição de possíveis sintomas. Além disso, a testagem regular para ISTs evita casos de sífilis latente, em que não há manifestação da doença.

Conheça o Imunotest Sífilis VDRL

Para ampará-lo na prevenção e no diagnóstico da sífilis, o Renylab conta com o Imunotest Sífilis VDRL, que determina a presença de anticorpos no sangue do paciente.

Clique aqui para saber mais sobre o produto.