Blog

Novembro Azul reforça a prevenção contra o câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Assim como o Outubro Rosa, a campanha visa à conscientização e à adoção de hábitos saudáveis. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e as principais vítimas são homens a partir dos 50 anos. Além disso, pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, também correm o risco.

Entenda melhor o assunto

 

Próstata

É uma glândula masculina, com um formato de uma noz. Ela fica abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, e esse tubo é o que elimina a urina da bexiga.

Sintomas

O homem deve procurar um médico se perceber algum tipo de sinal ou sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser descoberto através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce). Existe também o exame de PSA. Ele deve ser feito anualmente para acompanhar as alterações da próstata. O resultado pode indicar inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e o câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA indicam a necessidade da biópsia da próstata.

Previna-se

Os hábitos saudáveis diminuem o risco do câncer de próstata

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fume;
  • Identifique e trate a pressão alta, o diabetes e os problemas com o colesterol;
  • Pratique atividades físicas.

 

https://www.renylab.ind.br/categoria/papanicolaou/

https://www.inca.gov.br/