Blog
Saúde da Mulher: a importância do exame Papanicolau
Em março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data superimportante para o reconhecimento e o empoderamento feminino e para reforçarmos informações relevantes de conscientização sobre a saúde da mulher.
A saúde da mulher contempla diversas questões físicas, mentais e emocionais. Entre os cuidados necessários estão aqueles relacionados à saúde reprodutiva, ginecológica e psicológica, as demandas que surgem com o avançar da idade e as precauções correspondentes aos cânceres mais comuns entre esse público.
Neste texto, vamos nos aprofundar na saúde ginecológica, mais especificamente, no exame Papanicolau. Um teste preventivo que é capaz de identificar alterações nas células do colo do útero. Boa leitura!
Saúde ginecológica
A saúde ginecológica é essencial para o bem-estar feminino e engloba diversos aspectos. As mulheres devem cuidar de sua higiene íntima, usar preservativo para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultar regularmente um médico especialistas para definir métodos contraceptivos, seguindo a vontade, os objetivos e crenças da paciente, além de realizar exames ginecológicos para prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero e outras enfermidades ginecológicas.
Entre esses exames ginecológicos de rotina está o Papanicolau, que abordaremos no próximo tópico.
Exame Papanicolau: o que é?
O Papanicolau, também chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical, é um teste capaz de detectar alterações nas células do colo do útero de forma precoce, antes mesmo que a paciente apresente sintomas, reduzindo a mortalidade causada por câncer nessa parte do corpo da mulher.
Quando o exame preventivo é feito com a técnica certa e com delicadeza, torna-se indolor, simples e rápido. A mulher pode apenas sentir um desconforto, que melhora se ela se mantém relaxada.
Origem do nome
O exame leva esse nome como uma homenagem a Geórgios Papanicolau, um patologista grego que criou, em 1928, o método aplicado nesse teste.
Como é realizado o exame Papanicolau?
- Passo – É introduzido o espéculo na vagina, um instrumento popularmente conhecido como “bico de pato”, para auxiliar a coleta do material.
- Passo – O médico ginecologista faz uma análise visual do interior da vagina e do colo do útero.
- Passo – Depois, o médico realiza uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha.
- Passo – As células colhidas nessa escamação são inseridas em uma lâmina, que será enviada para análise em um laboratório especializado em citopatologia.
Quem deve fazer o exame preventivo?
Mulheres que possuem ou já possuíram vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolau periodicamente. Ele é ainda mais importante em mulheres com idade entre 25 e 59 anos.
A recomendação é que o teste seja feito anualmente, mas, caso não apresente nada em dois exames seguidos (com um intervalo de um ano), o preventivo pode ser feito a cada três anos.
Resultado do exame Papanicolau
Se detectadas lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV ou outra infecção que precisa ser tratada, o médico indicará o tratamento especifico. A paciente deve seguir corretamente as recomendações e, em alguns casos, o parceiro também precisará receber tratamento.
Procure sempre um profissional especialista de sua confiança, combinado?
Kit Papanicolau Renylab
A técnica de coloração multicromática aplicada no exame Papanicolau, desenvolvida por Geórgios Papanicolau, é utilizada para diferenciação de células em lâminas preparadas a partir de várias secreções do corpo.
A amostra pode ser esfregaço ginecológico, escarro, lavados, urina, líquor, líquido abdominal, líquido pleural, líquido seminal, tumores ou outros materiais contendo células.
A Renylab disponibiliza produtos destinados à técnica de coloração de Papanicolau. Os corantes Renylab promovem alta nitidez à lâmina, facilitando a identificação de neoplasias e a avaliação do estado hormonal.
Entre em contato com a nossa equipe comercial para saber mais pelo telefone (32) 3331-4489 ou pelo e-mail [email protected]. Será um prazer falar com você!